Vantagens de utilizar bambu: conheça as 5 principais!

Conheça as principais vantagens de utilizar bambu
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos TAO BAMBU!

O uso de matérias-primas na construção civil e arquitetura é considerado um dos principais causadores da degradação ambiental no mundo. Por isso, quando o assunto é sustentabilidade, é preciso atribuir especial atenção a essa questão para assegurar o menor impacto à natureza. Nesse sentido, há algumas vantagens de utilizar bambu ainda desconhecidas por muitos, que inclusive impactam na saúde e bem-estar da população.

Trata-se de um material versátil que, além de resolver parte dos problemas relacionados ao meio ambiente, é capaz de gerar valor na construção civil. Entenda como isso é possível!

Por que considerar a matéria-prima é importante?

Conforme já introduzido, a construção civil é uma área crítica no que diz respeito à preservação ambiental. Afinal, apesar de indispensável à sociedade, ela demanda a extração de recursos que muitas vezes causam danos à natureza. 

A título de exemplo, caberia citar o cimento, material amplamente utilizado nas edificações. Para se ter ideia, o seu processo de produção nada mais é do que uma grande fonte de emissão de dióxido de carbono (CO2), gás causador do aquecimento global. 

Estima-se que o cimento seja fonte de cerca de 8% da emissão global. Isso sem contar os demais materiais, como aço, ferro e outros produtos de mineração cuja atividade é de alto risco ambiental. Dessa forma, considerar a matéria-prima na construção civil deixa de ser uma preocupação secundária e se coloca cada vez mais como centro da discussão.

Em um contexto de uma preocupação global com o meio ambiente, a busca por materiais que geram menor impacto promete ser o grande desafio para os profissionais da área. 

Como o bambu pode gerar valor na construção civil?

Ao encontro dessa preocupação com o meio ambiente sustentável, o bambu aparece como material que resolve grande parte dos impasses na construção civil e na arquitetura. 

Além de apresentar baixo impacto ambiental, como veremos melhor a seguir, o material apresenta características importantes, como resistência e flexibilidade. Da mesma forma, o bambu pode ser facilmente transportado tendo em vista a sua leveza e dimensão compacta. Por esse motivo, o material tem se tornado cada vez mais acessível no mercado. 

Observando a versatilidade do produto, já existem empresas especializadas no manuseio do material. Do mesmo modo, há fornecedores que garantem a oferta ampla do bambu no mercado e profissionais que aderem ao uso da matéria-prima em seus projetos de edificação, arquitetura e design de interiores.

5 vantagens de utilizar bambu como matéria-prima

Agora que você já sabe da importância de considerar a matéria-prima, confira os 5 principais benefícios que são encontrados quando o bambu é utilizado na construção civil e na arquitetura!

1. Produto natural

Em primeiro lugar, não poderíamos deixar de lado o caráter natural do Bambu. Por não demandar grandes processos químicos, o produto pode ser utilizado para a composição de edificações ou a fabricação de objetos biodegradáveis.

Trata-se, portanto, de uma característica que reduz o impacto ambiental. Além de não liberar poluentes no processo de fabricação, seu descarte é mais sustentável, já que a que a decomposição não gera danos à natureza.

2. Recurso Renovável 

Em segundo lugar, entre os benefícios do produto está seu crescimento acelerado. Para se ter ideia, o bambu pode crescer mais de 20 centímetros por dia, o que faz com que ele chegue ao seu tamanho máximo em torno de 6 meses. 

Isso, é claro, supera o tempo de desenvolvimento das madeiras de lei e faz do bambu um recurso facilmente renovável. O produto, por sua vez, possibilita reduzir o desmatamento das florestas, especialmente aquelas nativas e que correm risco de extinção. Do mesmo modo, sua utilização contribui para a preservação da biodiversidade local.  

3. Não poluente

Entre as vantagens de utilizar bambu também está a sua capacidade de absorver gases do efeito estufa (CO2). Diferentemente de outros produtos, como o cimento, o recurso natural contribui para a absorção de gás carbônico e pode desacelerar o aquecimento global. 

Vale destacar que o bambu ainda libera em torno de 35% de oxigênio a mais na atmosfera quando comparado às demais árvores.

4. Baixo desperdício

O baixo desperdício é outro aspecto que pode ser considerado como vantagem no que se refere ao uso do bambu na construção civil e na arquitetura.

Isso porque, após a colheita, praticamente tudo da planta pode ser aproveitado e reaproveitado. Vale relembrar que, além do alto aproveitamento deste recurso natural, não há grandes preocupações com eventual descarte do material.

5. Versatilidade

Por fim, o bambu também se apresenta como excelente produto em razão da sua versatilidade. Como visto, a planta pode substituir facilmente diversos materiais, inclusive a madeira e o plástico. Assim, permite compor diversos ambientes internos e externos. 

Em outras palavras, o bambu pode servir tanto para estruturar ambientes quanto para compor móveis, utensílios, artesanato e outras peças decorativas.

Por que contar com a TAO Bambu?

A TAO Bambu é uma empresa especialista na venda de produtos feitos de bambu. A partir da oferta de uma variedade de artigos, adaptáveis aos mais diversos ambientes, a instituição propõe um estilo de vida sustentável para todos os gostos e públicos. 

Pensando nas oportunidades que a tecnologia sustentável proporciona, a empresa investe na matéria-prima como alternativa para contornar os impasses ambientais e promover um consumo cada vez mais consciente. A experiência da instituição no manuseio do produto, do mesmo modo, permite incorporá-lo sem abrir mão da qualidade, durabilidade e estética.

Diante de um contexto em que a preocupação com os impactos ambientais é cada vez mais urgente, pensar nas matérias-primas utilizadas na construção civil e na arquitetura é tarefa indispensável. E, nesse sentido, conhecer melhor sobre o uso do bambu nessas áreas pode ser a solução para questões relacionadas à sustentabilidade.

Além de renovável, a versatilidade desse material faz com que as vantagens de utilizar bambu não se esgotem nas cinco acima elencadas. Por outro lado, para incorporar o bambu nos ambientes, é importante contar com empresa especialista no manuseio da matéria-prima. Com a TAO Bambu, por exemplo, é possível garantir a qualidade dos itens.

E aí? Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais para que seus contatos também conheçam as vantagens de utilizar bambu!

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos TAO BAMBU!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email