Confira 5 objetos biodegradáveis para você ter na sua vida

Conheça mais sobre objetos degradáveis
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos TAO BAMBU!

A evolução da tecnologia trouxe uma infinidade de benefícios para o dia a dia da sociedade. Mas trouxe também uma grande responsabilidade sobre o impacto que causamos ao meio ambiente. Hoje, entre outras coisas, o consumo de objetos biodegradáveis é prioritário.

Mesmo assim, a questão ainda é permeada de dúvidas, o que torna necessária a discussão para conscientização dos consumidores. Afinal, o que exatamente é sustentabilidade e por que você deveria considerar materiais biodegradáveis ao fazer suas compras?

Neste artigo, vamos trazer mais informações sobre a importância desse assunto, como acontece a degradação dos materiais descartados, e você ainda vai conferir 5 itens para ter em casa que contribuem com o meio ambiente. Boa leitura!

O que são objetos biodegradáveis?

Poluição, desmatamento, descarte inadequado, contaminação de mares e rios. Todas essas são questões que giram em torno de um dos temas mais importantes das últimas décadas: o meio ambiente.

Não à toa, considerar a sustentabilidade tem sido uma das grandes sacadas do mercado. Afinal, cada vez mais pessoas estão se conscientizando sobre a importância de preservar os recursos do planeta. Mas como as empresas têm investido na causa?

Além de se adequarem às diretrizes internacionais de proteção ambiental, uma das estratégias do mercado tem sido aumentar a demanda por objetos biodegradáveis, que agridem consideravelmente menos a natureza.

A vantagem desses produtos está no fato de que eles têm um processo de degradação acelerada em comparação com outros materiais industrializados, principalmente aqueles baseados em petróleo.

Por isso são chamados de biodegradáveis, porque sua composição química garante mais rápida absorção pela natureza. Quer saber como isso acontece? Continue a leitura e entenda!

Como esses objetos funcionam?

Já dizia o poeta: “tudo o que é vivo morre”. Será que isso tem algo a ver com sustentabilidade e meio ambiente? Sem dúvida! Afinal, o ecossistema inteiro existe como um equilíbrio de energia entre aquilo que começa e aquilo que termina.

Nesse caso, podemos entender a morte, até de maneira poética, não como o fim, mas como o “resíduo da vida”. Ou seja, o material deixado pelos organismos, quando estes morrem, é insumo para o desenvolvimento de outros organismos. Isso é a natureza.

Uma garrafa de plástico, entretanto, é como a corrupção do sistema. Não há nada no meio ambiente que coma plástico. Por isso, todos os anos, milhares de aves e animais marinhos morrem por contaminação, pois seus organismos não podem digerir o material.

Por outro lado, objetos biodegradáveis são fabricados com matéria-prima proveniente desse “resíduo da vida”. Isso significa que na natureza, principalmente auxiliados pelo descarte correto, os materiais biodegradáveis são mais facilmente absorvidos.

O processo de degradação é promovido por microrganismos, e os objetos são transformados principalmente em água e dióxido de carbono. Assim, o meio ambiente se renova a partir de si mesmo, configurando um ciclo sustentável.

Quais são os exemplos de objetos biodegradáveis?

Para contribuir com essa magia da vida, basta um pouco de empenho e novas escolhas na hora de consumir. A reciclagem, compostagem e redução de lixo são maneiras excelentes de preservar a natureza.

Agora, mais fácil do que isso é considerar esta lista que trouxemos para você. A seguir, confira 5 objetos biodegradáveis para ter em casa e garantir a sua parte na preservação do meio ambiente.

1. Acessórios de madeira

Antes de mais nada, o primeiro item da lista está aqui para garantir o melhor estilo na luta pela preservação do meio ambiente. Estamos falando de acessórios biodegradáveis, que já têm seu espaço muito bem consolidado na indústria da moda.

Hoje, o mercado oferece uma ampla variedade de peças para atender a todos os gostos e você pode encontrar produtos feitos diversos insumos ecológicos, como:

  • madeira;
  • fibra vegetal;
  • bambu etc.

2. Utensílios domésticos sustentáveis

Há muito tempo que a colher de pau é uma marca registrada na cozinha brasileira, mas não por razões de sustentabilidade, e sim por tradição. Agora, é hora de criarmos a tradição de linhas completas de utensílios domésticos biodegradáveis.

Assim, buscando o rigor na seleção dos produtos, não é difícil criar um ambiente altamente eficiente e que combine com uma arquitetura sustentável do lar. O mesmo vale para toda a vida doméstica.

Já existem linhas completas de talheres de madeira super estilosos, canudos de bambu, descansos de panela além de uma série de itens que você pode ter em casa, todos feitos de materiais ecológicos.

3. Materiais de escritório de bambu

Entre os objetos biodegradáveis que você pode ter em casa, hoje já se pode encontrar um vasto leque de itens feitos exclusivamente para escritório. 

Que tal um porta lápis de bambu? Ou um mousepad de madeira? Ou ainda um apoio para o smartphone que propaga o som por meio da acústica de seu design, criando uma atmosfera inteiramente nova para suas reuniões home office?

Há opções tão interessantes que sozinhas são capazes de garantir a consciência ecológica de qualquer um que se depare com elas. Então, os produtos de bambu estão entre os mais elegantes e versáteis.

4. Brinquedos ecológicos

Para quem tem criança em casa, nada melhor do que garantir a diversão sem perder de vista a educação e o cuidado com a preservação ambiental, somando assim necessidades fundamentais a um estilo de vida harmonioso.

Brinquedos ecológicos, principalmente de madeira, não apenas satisfazem todas as necessidades do desenvolvimento infantil como ainda permitem um contato mais próximo da criança com o meio ambiente. 

Tudo isso cria oportunidades de profunda conexão familiar, incentivando a reflexão e o cuidado com o planeta.

5. Itens de decoração biodegradáveis

Para fechar a lista, que tal dar aquele toque especial na aparência da sua casa? A quantidade de alternativas de objetos de decoração ecológicos é de deixar feliz qualquer amante da natureza. Existem:

  • tapetes;
  • quadros;
  • suportes;
  • mandalas, e muito mais.

Tudo feito para deixar o seu lar no mais elegante estilo sustentável. Dessa forma, toda sua vida doméstica ganha um clima de harmonia. Quem tiver a oportunidade de estar nesse ambiente vai ter estimulo para refletir sobre as maravilhas do nosso planeta.

Seguindo essa lista e garantindo a presença desses materiais na sua casa, você contribui com o meio ambiente sem deixar de satisfazer suas necessidades — e com estilo!

Gostou das nossas dicas de objetos biodegradáveis? Então, aproveite para conferir nosso catálogo e descubra todas as formas que temos para colaborar com a preservação da natureza!

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos TAO BAMBU!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email