Entenda como contribuir para o mundo lifestyle agora mesmo

contribuir para o mundo lifestyle
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos TAO BAMBU!

Diante da agitação da vida moderna, onde tudo é pra ontem e requer soluções imediatas, surge a necessidade de encontrar formas de vida prazerosa. Mas o que talvez não seja do conhecimento de todos é que — para atingir esse nível de satisfação —, é importante contribuir para o mundo lifestyle.

Mas, do que se trata, exatamente, e como atingir esse objetivo? Ter um estilo próprio e favorável ao desenvolvimento de seres humanos felizes é um belo começo para melhorar sua realidade. E a boa notícia é que muita gente já despertou essa consciência.

Neste post, vamos trazer mais informações sobre o que é o mundo lifestyle e como você pode ajudar na criação desta nova realidade. Continue a leitura e confira!

O que é de fato o mundo lifestyle?

silhouette of a young fitness man running on sunrise

O termo lifestyle pode ser traduzido para o português como estilo de vida. Embora seja uma palavra que comporta mais de um significado, seu conceito de um modo geral está ligado à forma como as pessoas levam a vida, e como suas peculiaridades são vistas pelos outros.

Contudo, o mundo lifestyle vem passando por um processo de ressignificação. Hoje, está mais associado aos hábitos e comportamentos de cada ser humano e os grupos com os quais ele se relaciona.

De forma resumida, podemos dizer que o lifestyle diz respeito às escolhas que deixam o indivíduo feliz, que refletem seus propósitos, preferências, conjunto de atitudes e valores.

Assim, podemos definir uma pessoa lifestyle que praticam ações como:

  • uso de marcas sustentáveis;
  • adoção de uma alimentação saudável;
  • prática de exercícios físicos; 
  • viagens pelo mundo; 
  • preferência por ambientes mais urbanos ou contato com a natureza;
  • defesa de direitos, entre outros.

Como surgiu esse movimento?

Group of people working out business plan in an office

Um dos primeiros indícios que temos do lifestyle na sociedade moderna é a proposta do movimento hippie nos anos de 1960. Sua cultura abrangia um novo modo de vida, com uma incessante questionamento existencial e comunhão com a natureza.

Os hippies trouxeram um estilo de vida livre, focado na revolução dos benefícios coletivos, que ia muito além das questões econômicas, políticas e sociais. Além disso, o movimento defendia um mundo mais espiritualizado, onde todos pudessem fazer o que amavam. 

Normalmente, esses grupos abraçavam as religiões orientais e culturas indígenas. Portanto, é uma representação de um estilo de vida no seu mais amplo sentido. Quando o assunto é contribuir para o mundo lifestyle, os hippies sem dúvida são uma grande inspiração.

Em um período mais recente, o lifestyle era tratado por muitos como o fato de estar na moda, frequentar determinados lugares, comprar e usufruir determinados bens. Porém, seu verdadeiro significado é bem mais profundo e significativo.

Quais são as principais características?

A principal característica do lifestyle é que não existem regras, muito menos estilo melhor que o outro. Não se trata de uma receita de bolo que vai ser boa para todo mundo, nem tampouco o estilo de vida perfeito para a realidade de toda população.

Nesse contexto, mais do que simplesmente assumir um estilo próprio, capaz de torná-lo uma pessoa mais satisfeita, também é necessário entender o seu papel social, e como suas ações podem contribuir para o seu bem-estar e o das outras pessoas. 

A ideia é trabalhar o equilíbrio entre o autocuidado e a realidade à sua volta. Os valores cultivados em um lifestyle também representam uma fonte de inspiração para muitas pessoas, sobretudo com o fenômeno das redes sociais.

Portanto, o mundo lifestyle é marcado pelos anseios de viver em uma sociedade mais harmônica — com pessoas mais humanas e preocupadas com aquele que acontece à sua volta. 

Por isso, relevante que as pessoas adotem práticas com mais saúde e sustentabilidade. Elas devem focar na construção de um melhor presente e futuro para todos.

Como contribuir com o mundo lifestyle?

Hands holding a small green plant growing in brown healthy soil with warm light from top left corner.

Como mencionado, o lifestyle não obedece um modelo único, com diretrizes rígidas. Contudo, a ideia é usufruir das melhores experiências para si mesmo, de tal modo que também reflita em aspectos positivos para a coletividade.

No entanto, quem deseja ajudar na formação de um bom estilo de vida deve trabalhar alguns pontos em comum. Dentre eles:

Seja consciente ao consumir

Acima de tudo, independentemente das suas preferências, os hábitos de consumo representam uma peça-chave aos que pretendem contribuir para o mundo lifestyle

Ao valorizar empresas que são altamente produtivas, mas que ao mesmo tempo têm responsabilidade ambiental, promovem a diversidade, e oferecem um ambiente saudável aos colaboradores, por exemplo, você ajuda a sociedade sob várias perspectivas.

Sendo assim, além de incentivar o investimento em melhores condições de trabalho para muitas pessoas e a preservação do meio ambiente, você também estimula as mesmas atitudes em outras empresas concorrentes.

Questione o propósito

Como assumir um estilo de vida melhor? Esse é um dos questionamentos que o indivíduo deve se fazer diariamente, quando se busca contribuir para o mundo lifestyle. E a dica para encontrar essa resposta está no propósito.

Se você chegou à conclusão de que, naquele momento, os hábitos saudáveis te trariam uma vivência satisfatória, fica mais fácil compreender por qual direção seguir — rotina de exercícios, cuidado com alimentação, e assim por diante.

Já se o propósito é atingir determinada maturidade profissional, você sabe que é preciso compreender as competências necessárias para alcançar o resultado pretendido.

Quem quer gerar conteúdo de valor e levar o seu posicionamento para um público-alvo, por outro lado, deve ter em mente que as redes sociais são um ótimo caminho para aproximar da sua audiência.

Enfim, o propósito é sempre o ponto de partida para o sucesso de um lifestyle.

Em resumo, como você pôde ver, o lifestyle reflete muito na nossa forma de viver, aprender e levar esse conhecimento para mais pessoas. E, no mundo atual, uma ótima maneira de contribuir para o mundo lifestyle é investir em produtos mais saudáveis, que estejam alinhados com os princípios de sustentabilidade, como os biodegradáveis. 

Graças aos avanços da internet, não há mais desculpas para não abraçar o movimento e gerar experiências únicas. É possível absorver conceitos e comprar com muita segurança pelo ambiente online.

Gostou do artigo? Agora que você já sabe o que é lifestyle e sua importância no dia a dia das pessoas, aproveite para conferir 5 objetos biodegradáveis que devem fazer parte da sua vida.

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos TAO BAMBU!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email