Comprar bambu: confira nossas dicas de sustentabilidade

comprar-bambu
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos TAO BAMBU!

Objetos decorativos, móveis, acessórios e até itens que tradicionalmente são fabricados em plástico e descartados com frequência, como escovas de dentes, têm sua versão sustentável. Você já pensou em adquirir produtos fabricados com essa matéria-prima? Mesmo que isso pareça novidade, saiba que comprar bambu é uma ótima opção.

Além de ser um insumo sustentável, já que tem um crescimento muito mais rápido do que outras árvores de corte, o bambu é bastante versátil. Um detalhe importante é que, durante seu desenvolvimento, ele absorve gás carbônico (CO₂) da atmosfera e libera oxigênio. Dessa maneira, contribui para a redução do efeito estufa. 

Além do mais, vale destacar que outras características fazem com que o bambu seja a melhor escolha para as mais diversas aplicações. Continue a leitura para saber mais!

Por que comprar bambu é uma escolha sustentável?

Ao comprar um produto fabricado em bambu, ao invés de madeira tradicional, você evita o corte de árvores e a devastação de florestas. 

Mas, o bambu também não é uma árvore? Não, a resposta correta é, o bambu trata-se de uma gramínea, sabia? Ele cresce rapidamente e não exige cuidados específicos de cultivo. Ao cortar uma vara de bambu maduro, novos brotos surgem rapidamente, estimulando seu crescimento. 

O bambu se adapta a diferentes climas e características do solo, desenvolvendo-se sem a necessidade de fertilizantes ou pesticidas. Ao mesmo tempo, a planta libera oxigênio, o que contribui para a melhoria da qualidade do ar.

Assim sendo, ao comprar um objeto fabricado em bambu, é possível garantir não somente a beleza e durabilidade da peça, mas também a redução do desmatamento. No Brasil, inclusive, o manejo sustentado é previsto pela Lei 12.484, de 8 de setembro de 2011.

A legislação estabelece linhas de financiamento exclusivas para agricultores que desejem investir nessa cultura. Desse modo, o cultivo de bambu é uma alternativa de renda para várias famílias.

Quais os usos do bambu na decoração e em outros utensílios domésticos?

Você pode nem imaginar, mas o mercado global de bambu movimenta, todos os anos, cerca de US$ 60 bilhões. Países como a China e a Índia são os que contam com as culturas mais expressivas. Apesar disso, pela simplicidade de produção, o insumo está presente em quase todo o mundo. 

Aliás, com a necessidade de reduzir o desmatamento e apostar em objetos mais sustentáveis para o dia a dia, muitos utensílios passaram a fazer parte da decoração e rotina das pessoas. Conheça a seguir 3 usos diferentes do bambu:

1. Chapas de bambu

Customizadas e com excelente durabilidade, as chapas de bambu são usadas em diferentes aplicações na construção e decoração. Alguns exemplos são revestimentos de parede, bancada ou armário, divisórias e diversos objetos. A estrutura fibrosa garante até maior resistência do que algumas madeiras nobres.

2. Decoração sustentável

Desde canudos que substituem os fabricados em plástico, que se acumulam no ambiente e aumentam o problema de descarte de resíduos, até itens decorativos, como porta-guardanapos ou descanso de talheres. É notável o destaque no bambu em uma residência e, principalmente, na cozinha.

O material também é utilizado em luminárias cheias de estilo, cortinas, varandas e jardins. Na área externa, a matéria-prima é resistente a variações de temperatura e à chuva, contribuindo, dessa forma, para a sua durabilidade e melhor custo-benefício.

3. Saúde e bem-estar

Existem várias técnicas de massagem baseadas na bambuterapia, que utilizam objetos específicos para isso, contribuindo para a sua saúde e bem-estar. Além disso, itens em bambu podem portar velas aromáticas ou incensos, entre outros.

Quais os motivos para comprar bambu?

Dessa forma, como explicamos, além da beleza e durabilidade, o bambu é um ótimo substituto à madeira. Sua versatilidade garante uma diversidade de peças e usos em vários ambientes, conferindo um toque original para a decoração de sua casa. Ademais, comprar bambu é uma forma de estimular o uso sustentável da matéria-prima. No entanto, é importante comprar bambu de empresas que incentivem a gestão séria e combatem o desmatamento. Quer saber mais sobre o potencial desse mercado? Confira alguns usos na arquitetura!

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos TAO BAMBU!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email