Compra segura na internet: como conseguir fazer?

Compras na internet: como conseguir fazer de forma segura?
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos TAO BAMBU!

O dia a dia das pessoas está cada vez mais agitado e, se não fosse possível fazer uma compra segura na internet, o quadro se agravaria. Sendo assim, o e-commerce existe para possibilitar o acesso do consumidor aos produtos da empresa de sua preferência sem que precise enfrentar sequer uma fila.

Essa praticidade, de acordo com dados apresentados pela Revista Estadão, fez com que o crescimento das vendas on-line no Brasil no último ano alcançassem a margem de 41% em relação ao ano de 2019. Esse aumento se deu devido ao quadro pandêmico que o país ainda enfrenta.

De fato, fazer compra segura na internet é extremamente prático. Mas afinal, o que exatamente deve ser observado no momento da compra e como identificar se uma loja de fato é confiável? 

Então, neste artigo, vamos esclarecer esse assunto e você ainda vai conferir 6 dicas que te ajudarão a avaliar um site antes de efetuar sua compra. Boa leitura!

Como identificar se um site é seguro?

No ano de 2020 —  quando se iniciou a pandemia —  as vendas pela internet aumentaram consideravelmente. De acordo com informações trazidas pelo G1 São Paulo, as vendas no estado, para esse tipo de comércio, cresceram 27% graças à Campanha do “Fique em Casa”.

Ante a este cenário, é normal ter dúvidas acerca da segurança da compra, mas vamos te mostrar como avaliar melhor o site. Acompanhe as dicas:

Verifique se o site possui “https”

Se o site possuir um cadeado no canto superior esquerdo, junto ao link da página e com ele vier a escrita “https”, essa navegação possui Certificado de Segurança. Mas, se porventura, a escrita vier sem o “s”, feche a navegação o quanto antes.

Analise o feedback dos outros clientes

Ler os comentários deixados por outros clientes é importantíssimo no momento da compra. Te ajuda a avaliar se a empresa é segura e ainda te permite tirar outras dúvidas.

Identifique se os dados da empresa estão disponíveis

Ao rolar para o fim da página de compra, você deve se atentar se dados como: endereço, telefone, e-mail, redes sociais, formas de pagamento se encontram lá, caso precise elaborar uma reclamação posteriormente.

Fique atento: o site possui selos de segurança?

Os sites, na maioria das vezes, colocam essa informação próxima aos dados da empresa, justamente para facilitar o processo de checklist de segurança. Antes de finalizar sua compra, observe este ponto.

Evite utilizar computadores ou celulares de terceiros

É muito importante se atentar a esse ponto, pois ao utilizar um computador de terceiro, você pode expor seus dados a um vírus sem sequer se dar conta e comprometer toda a sua segurança. Opte pelo seu celular ou computador.

Prefira o cartão virtual e fique atento ao armazenamento de dados

A princípio, a maioria das instituições bancárias oferecem nos aplicativos um cartão on-line, que é basicamente uma cópia do seu cartão físico. Dessa forma, a diferença está no CVV (Card Verification Value) que são aqueles três dígitos que ficam na parte de atrás do seu cartão, sabe? 

O CVV se altera constantemente, o que torna suas compras na internet mais seguras. Verifique também se o site está armazenando suas informações, o ideal é preencher individualmente a compra efetuada.

Quais conhecimentos são necessários para essa avaliação?

Em conclusão, por mais incrível que pareça, essa avaliação não exige conhecimentos técnicos avançados, qualquer pessoa está apta a observar e executar os itens mais importantes antes de adquirir produtos através do e-commerce.

Fazer compras de lugares não confiáveis, pode trazer grandes prejuízos ao consumidor, como: roubo de dados do cartão, de senhas e de até informações pessoais, portanto, para evitar maiores transtornos siga todas as dicas.

Gostou das dicas apresentadas aqui? Tem alguma para acrescentar? Deixe sua opinião nos comentários e ajude a compartilhar as possibilidades de compras na internet!

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos TAO BAMBU!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email