Saiba como educar seus filhos para um mundo sustentável

como-educar-seus-filhos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos TAO BAMBU!

Educar uma criança é um dos maiores desafios que se pode enfrentar. Esta nunca foi uma tarefa fácil. E, atualmente, com a profusão de estímulos e o acesso à informação, trata-se de uma missão que exige ainda mais dedicação.

A grande pergunta é como educar seus filhos para que eles desenvolvam consciência quanto a temas fundamentais dos dias atuais, como a sustentabilidade e a tolerância? Para tanto, não há uma fórmula mágica, uma receita de bolo. Mas alguns cuidados podem mostrar o caminho.

Confira neste post algumas dicas sobre como educar seus filhos para que cresçam mais conscientes e responsáveis quanto à sustentabilidade.

Veja dicas para entender como educar seus filhos 

Eduque pelo exemplo

Não adianta tentar transmitir valores a uma criança se ela não os vivenciam na prática. Em outras palavras, a expressão “faça o eu digo, não faça o que eu faço”, definitivamente, não funciona quando o assunto é como educar seus filhos.

Portanto, para que uma criança desenvolva um pensamento crítico é preciso que tenha bons exemplos. E os pais são sempre o primeiro modelo que os filhos seguem. Dessa forma, para transmitir valores e práticas sustentáveis é fundamental que eles vivenciem isto em casa.

Para isso pratique e estimule hábitos como:

  • Coleta seletiva
  • Reciclagem de brinquedos
  • Doação de roupas ou brinquedos que não usa mais
  • Banhos mais rápidos
  • Consumo de produtos sustentáveis

Estimule hábitos sustentáveis

A conscientização quanto à sustentabilidade não pode ser simplesmente uma tarefa ou uma obrigação. Portanto, deve ser um hábito que adere ao dia a dia do seu filho naturalmente. Para isso, é preciso que a criança pratique desde cedo.

Nesse sentido, inclua na rotina dos seus filhos hábitos saudáveis relacionados à alimentação, tratamento de lixo, consumo consciente de água e energia, entre outros.

Atribua responsabilidades aos seus filhos

Estimular a prática é uma ferramenta fundamental na educação. Do mesmo modo, quando falamos de desenvolver a consciência quanto à sustentabilidade. Delegar algumas tarefas aos seus filhos é uma forma eficiente de promover hábitos sustentáveis.

Sendo assim, torne o seu filho o responsável por separar o lixo reciclável da casa ou cuidar de uma pequena horta.

Em suma, estes são bons exemplos de tarefas que despertam o senso de responsabilidade. 

Inspire seu filho a pensar sobre sustentabilidade

A princípio, além de promover hábitos sustentáveis, você pode estimular que seus filhos aprendam mais sobre sustentabilidade acessando conteúdos sobre o tema. A literatura e o cinema podem ajudar nesta tarefa, de forma lúdica e agradável.

Que tal substituir uma tarde de games por uma sessão de cinema? Filmes como Wall-e, Rio e Os Sem Floresta podem se divertir enquanto abordam temas como reciclagem e cuidados com os animais.

Dê preferência para escolas com foco na sustentabilidade

Antes de mais nada, família e escola são essenciais na formação do cidadão consciente. Além de todo o esforço em casa, é importante optar por instituições cuja proposta pedagógica contemple a educação ambiental.

Em conclusão, a escola auxilia a conhecer o papel de cada pessoa na proteção do meio ambiente. Por fim, também ajuda a contextualizar a importância desta conscientização na vida em sociedade.

Estas são apenas algumas iniciativas importantes ao analisar como educar seus filhos para que sejam cidadãos mais conscientes. Além delas, há muitas outras formas de despertar nas crianças a preocupação com a sustentabilidade.

Nas redes sociais da TAO Bambu sempre compartilhamos dicas e informações sobre como viver de uma maneira mais sustentável. Confira! Estamos presentes no Facebook e no Instagram.

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos TAO BAMBU!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email