Afinal de contas, quais são os benefícios da massagem?

benefícios da massagem: afinal de contas, quais são os benefícios?
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos TAO BAMBU!

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, os benefícios da massagem não se resumem apenas ao relaxamento. Aliás, são tantas as vantagens que muitas pessoas têm incluído essa prática na rotina para melhorar o bem-estar e ter um bom estilo de vida. E o melhor é que essa técnica milenar pode ser feita por qualquer pessoa.

Ou seja, você pode tanto pedir a ajuda de algum familiar como também realizar a automassagem. Quer saber como? A seguir, descubra como fazer uma massagem relaxante e, ainda, conheça seus principais benefícios. Acompanhe!

Mas, afinal, quais são os benefícios da massagem?

Como comentamos, a massagem oferece uma grande variedade de benefícios para a nossa vida. Portanto, não se restringe ao relaxamento. Os principais efeitos são:

  • melhora a circulação sanguínea — ajuda a eliminar resíduos da corrente sanguínea e reduz o ritmo cardíaco;
  • diminui dores musculares — como aumenta a oxigenação do corpo, reduz a inflamação das regiões massageadas;
  • reduz o estresse — a pressão no corpo induz ao relaxamento e à redução do cortisol, o hormônio do estresse;
  • aumenta a flexibilidade do corpo — ao aliviar a tensão nos músculos, o corpo todo fica mais flexível;
  • combate a insônia — o efeito relaxante melhora a qualidade do sono;
  • desincha — a pressão feita na massagem reduz a retenção de líquidos no corpo;
  • melhora o sistema imunológico — incluir a massagem em sua rotina faz o organismo ter uma resposta melhor a enfermidades.

Como fazer uma massagem em casa?

Agora que você já conhece os benefícios da massagem, é hora de aprender como fazer. Antes de tudo, é preciso preparar o ambiente. Então, escolha um lugar calmo e silencioso. Também, acenda velas perfumadas e escolha um incenso da sua preferência.

O aroma suave ajuda muito a relaxar e contribui para potencializar os benefícios da massagem. Uma música baixinha e suave também é uma excelente opção. Como comentamos, é possível pedir a ajuda de alguém ou, ainda, fazer uma boa massagem em você mesmo. A seguir, veja como fazer cada uma delas.

Automassagem

Coloque seus polegares na região entre as maçãs do rosto e o ouvido. Então, faça uma leve pressão em movimentos circulares por alguns minutos. Em seguida, posicione as pontas de 3 dedos na região atrás do pescoço, entre os ombros. Pressione de maneira firme e solte quando sentir o músculo relaxar. Depois, role os ombros para frente e para trás por 3 vezes.

Para massagear a lombar, você precisará de algum objeto em formato de tubo. O ideal é utilizar um bambu. Basta pressioná-lo com a região lombar contra a parede. Em seguida, mova seu corpo para cima e para baixo, rolando o bambu.

Massagem feita por outra pessoa

Antes de mais nada, precisamos esclarecer que o colchão absorve a pressão da massagem. Então, opte por fazer no chão, sob um colchonete fino, uma toalha grossa ou um cobertor dobrado. Logo após, escolha um óleo de sua preferência e espalhe nas costas.

Em seguida, basta fazer movimentos circulares com as mãos em todas as regiões das costas com uma pressão moderada. Além disso, faça movimentos de deslizamento do pescoço até a lombar. Faça os mesmos movimentos utilizando também apenas os polegares.

Outra técnica é dar leves batidinhas com a lateral da mão. Isto é, com o lado do dedo mindinho. Ainda, faça movimentos como se estivesse amassando pão. Isso ajuda a soltar os músculos e a relaxar. Também é possível utilizar acessórios, como rolo de bambu — o mesmo utilizado na automassagem da lombar. Basta rolar fazendo uma leve pressão por toda a região das costas, pernas e braços.

Viu como é fácil fazer uma boa massagem relaxante? Não deixe de incluir essa prática em sua rotina. Assim, você terá uma grande melhora em sua saúde e qualidade de vida. E para aumentar ainda mais os benefícios da massagem, utilize um kit com acessórios específicos, além de itens de decoração que ajudarão a preparar o ambiente!

Ficou com alguma dúvida? Tem algo a acrescentar? Então, deixe um comentário abaixo e compartilhe conosco suas experiências com massagens!

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos TAO BAMBU!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email