Bambuterapia: o que é, e quais são os seus benefícios

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos TAO BAMBU!

Essa técnica de massagem profunda se torna cada vez mais popular ao redor do mundo entre interessados em cuidar do corpo e da mente. Porém, apesar das inúmeras vantagens, poucas pessoas no Brasil sabem o que é bambuterapia

O bambu é muito mais do que uma tendência do mercado sustentável. É a planta mais versátil do planeta, e também a de crescimento mais rápido. 

Na cultura Chinesa, o bambu é utilizado tanto para decoração e artes quanto para gastronomia. Com o passar do tempo, passou também a ser usado como planta medicinal, e se tornou símbolo de criatividade, fertilidade e paz. 

Somado a todo esse simbolismo, causa um impacto ambiental quase nulo. Além disso, o bambu é matéria prima de ítens de ótima durabilidade, fazendo com que seja possível investir na qualidade sem agredir o meio-ambiente. 

Continue lendo para aprender o que é bambuterapia e como essa massagem alia bem-estar, espiritualidade e estética. 

O que é bambuterapia e para que serve?

Quando se fala em bambuterapia, estamos nos referindo a uma técnica de massagem terapêutica. Essa massagem é feita com hastes de bambu, que podem variar conforme o tamanho e espessura.

Na maioria das vezes, esses pedaços de bambu são aquecidos antes de entrarem em contato com o corpo. Então, o terapeuta desliza eles pelo corpo do paciente para trazer uma sensação de relaxamento e bem estar. 

O terapeuta vai usar pedaços maiores para massagear áreas maiores do corpo, como as costas. Enquanto pedaços menores de bambu – podendo chegar a 1,5 cm de diâmetro – são usados para trabalhos mais detalhados. 

O detalhe dessas hastes é o que faz a diferença no método, pois elas se encaixam no corpo. Assim, a massagem causa sensações diferentes para cada pessoa. Além disso, trabalha com foco no equilíbrio entre a mente e o corpo físico.

É uma massagem firme que atinge as camadas mais profundas de tecido. O terapeuta também pode adicionar técnicas de shiatsu, ayurderva ou outras massagens à sessão. 

Como surgiu a bambuterapia?

Two green leaves and four white stones on the bamboo mat in spa center

A bambuterapia como conhecemos hoje surgiu por volta dos anos 2000. Porém, não podemos esquecer as conexões com o bambu e a medicina tradicional chinesa, onde ele é muito utilizado. 

Tradicionalmente, terapeutas chineses utilizavam hastes pequenas de bambu para estimular os pés e as mãos dos seus pacientes. Enquanto na versão moderna é feita uma massagem profunda em todo o corpo. 

Existem duas versões da origem da bambuterapia moderna:

A primeira, é que ela teria surgido na França em 2003 por Gil Amsallem, um fisioterapeuta. Na época, Gil estaria procurando formas de ampliar os efeitos das massagens. 

Ele teria experimentado vários materiais, porém preferiu o bambu por sua textura macia e fibras antibacterianas

A segunda versão, é que teria sido criada pela massagista francesa Nathalie Cecilia em 2004. Isso ocorreu pois, após somente 2 meses que tinha aberto a sua clínica de massagem, já estava sentindo fortes dores nas mãos. 

O bambu veio então como solução para ela fazer massagens profundas sem tanto esforço. Para a surpresa dela, os clientes também adoraram. 

Nesse meio tempo, ela percebeu que o relaxamento e energização extras não eram a única vantagem da bambuterapia. 

Para a surpresa dela, a pele dos clientes também parecia mais bonita após a massagem. 

Quais são os principais benefícios?

Só de ler a descrição de como é feita a massagem já dá para imaginar como ela é relaxante. Só que o bem estar físico é somente uma parte do que é a bambuterapia.

Para ficar melhor ainda, não é preciso ingerir o bambu para se beneficiar dos seus efeitos terapêuticos. O bambu é rico em sílica, que por sua vez é ótima no tratamento da pele. 

Entre as maiores vantagens da bambuterapia, estão:

  • Relaxamento muscular e diminuição de dores: principalmente pescoço e ombros
  • Diminui o inchaço e reduz medidas: por ativar a circulação sanguínea, a bambuterapia acaba tendo o efeito de uma drenagem linfática.
  • Sensação de alívio na pele: o bambu possui propriedades anti-irritantes que ajudam a aliviar eczema, além de deixar a pele macia
  • Melhora a firmeza da pele e ajuda a reduzir rugas: o bambu possui diversas propriedades terapêuticas e antioxidantes
  • Aumenta a qualidade do sono: além de servir como terapia para o estresse diário, diminui a tensão causada pela rotina.
  • Melhora Sintomas de Depressão: graças a endorfina (hormônio do bem estar) liberada durante a sessão de bambuterapia

Bambuterapia emagrece?

Os movimentos executados com as hastes de bambu acabam por estimular glândulas relacionadas à gordura localizada. Dessa forma, ela pode ajudar a diminuir medidas.

Porém, para melhores resultados, é sempre importante associar a terapia à exercícios e boa alimentação.

Isso porque não é possível contar somente com a bambuterapia para o emagrecimento.

É bom lembrar que a bambuterapia também não substitui tratamento médico para problemas musculares ou psicológicos.

De qualquer maneira, é certo que ela é uma aliada poderosa na jornada em busca de melhor qualidade de vida desses pacientes e não seus efeitos não podem ser subestimados. 

O relaxamento, alívio e paz são as principais sensações dos clientes após a sessão de bambuterapia.

Quem pode fazer bambuterapia?

E a bambuterapia também é para todos: a técnica é destinada para pessoas das mais variadas idades.

O que irá mudar é a abordagem e também a força dos movimentos, de acordo com as características de cada pessoa.

Graças ao seu leque amplo de vantagens, ela pode ser útil para diferentes públicos.

De pessoas buscando alívio físico para dores ou problemas de baixa mobilidade, a pessoas buscando alívio emocional, há benefícios para todos. 

É por isso que ela é terapêutica, pois realmente tem como objetivo melhorar pontos no corpo e na mente que estão em desequilíbrio.

Assim, a energia de cada pessoa se restabelece ao ponto normal.

A prática também é benéfica para atletas. É uma forma de relaxar após treinos de alta intensidade ou de impacto, por exemplo, diminuindo dores no pós-treino.

Com o relaxamento e trabalho focado nos músculos, a longo prazo a bambuterapia também pode auxiliar a melhorar o rendimento geral do dele. 

Quais as perguntas mais frequentes sobre a bambuterapia?

Qual é a duração da bambuterapia?

Uma sessão de bambuterapia geralmente leva cerca de uma hora. Porém, esse número pode variar dependendo das técnicas utilizadas ou necessidades do cliente. 

Bambuterapia dói?

Não deve doer. Apesar de ser uma massagem profunda, o objetivo é aliviar a dor, não causá-la. Todo e qualquer desconforto deve ser reportado ao terapeuta.

Bambuterapia tem contraindicação?

A princípio, a bambuterapia é geralmente segura. Porém, por precaução, grávidas ou pessoas que sofrem de trombofilia, diabetes e outros problemas de saúde devem consultar um médico antes de agendar uma sessão. 

Pessoas com dermatites ou infecções nas partes do corpo que serão massageadas também devem evitar a bambuterapia.

Além disso, sempre é bom lembrar que, dependendo do problema, o terapeuta pode se recusar a fazer a massagem. 

Bambuterapia e Terapia com Pedras: o que é cada uma?

Por ambas utilizarem materiais quentes, há muita dúvida sobre a diferença entre as duas. 

A terapia com pedras é uma técnica milenar, que foi depois somada a técnicas de massagem relaxante. Nela, o terapeuta coloca pedras sobre o corpo do cliente, e então alterna entre pedras quentes e frias para criar diferentes sensações. 

Enquanto isso, a bambuterapia é uma técnica moderna inspirada em técnicas tradicionais.

Enquanto o bambu possibilita massagear as camadas mais profundas de músculo, há quem acredite que a terapia com pedras seja melhor para aumentar o fluxo energético do paciente. 

Sendo assim, ambas possuem um efeito relaxante e são eficientes formas de diminuir dores no corpo. No final das contas, é uma questão de crenças e gosto. A boa notícia é que vários terapeutas possuem certificação em ambas as técnicas.

Já para o terapeuta a bambuterapia também possui vantagens em especial. Isso principalmente porque o material é mais acessível e fácil de carregar e higienizar.

Dessa forma, tornando possível atender clientes em qualquer lugar da cidade. 

Quais são as vantagens para o terapeuta? 

Já falamos muito das vantagens para os clientes de bambuterapia. Porém, quem fica com a maior vantagem, nesse caso, é o terapeuta. 

Sendo assim, ter o bambu como material proporciona a ele a possibilidade de fazer uma massagem profunda sem tanto esforço. 

Dessa forma, a bambuterapia torna possível que ele tenha uma carreira mais longa e saudável. Com isso, evita que o massoterapeuta tenha que deixar a carreira cedo por danos causados por esforço repetitivo.

Para quem se interessa nesta área, é bom aproveitar. Isso porque há uma demanda crescente por serviços que promovam o bem-estar e a qualidade de vida. 

Existe uma grande oferta de cursos online e presenciais sobre o que é e como aplicar a bambuterapia. Além disso, o kit para bambuterapia possui um preço acessível. 

Como aplicar bambuterapia?

Existem alguns passos essenciais para aplicar a bambuterapia. Tudo começa com a preparação do ambiente.

Para se certificar que o cliente vai se beneficiar ao máximo, o terapeuta também pode acender um incenso ou colocar uma música. 

Além do bambu, podem ser somados ao tratamento óleos essenciais, adicionando mais efeitos terapêuticos à sessão. 

O terapeuta vai utilizar diferentes tamanhos de hastes para realizar a terapia. Ele pode utilizar hastes menores, por exemplo, para massagear o rosto.

Dessa forma, além do efeito relaxante, o cliente também recebe um tratamento estético graças às propriedades benéficas do bambu.  

Contudo, além dos seus seus efeitos estéticos no rosto, pelo efeito que ela tem no corpo ela é também vista como uma alternativa à massagem modeladora. 

Onde comprar o kit para bambuterapia?

O bambu nacional é um dos mais indicados para a Bambuterapia, pois além da qualidade também é versátil e durável. E a boa notícia é que na TAO Bambu você pode encomendar o kit de bambu com entrega para todo Brasil.

Além disso, vale pontuar que o produto é 100% biodegradável e possui diversas medidas. Ainda, que a escolha por produtos nacionais valoriza a economia local e faz a diferença para empresas que investem na sustentabilidade!

Acesse o site da TAO Bambu e confira as vantagens da Bambuterapia e a qualidade dos produtos. A empresa possui vários kits pensados para o melhor custo-benefício e usabilidade!

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos TAO BAMBU!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email